|
 |
 |
|
Hoje é Ter Mai 22, 2012 10:40 am
|
Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos
|
Página 1 de 1
|
[ 5 Mensagens ] |
|
Soluções para o exercício
| Autor |
Mensagem |
|
eduardo
Data de registro: Dom Nov 23, 2008 10:35 pm Mensagens: 8
|
 Soluções para o exercício
Postem aqui soluções para o exercício da aula 5. Abaixo segue a minha: Código: #!/usr/bin/env python # -*- coding: utf-8 -*-
# Multiplicar o "-" por 60 para gerar a linha de 60 caracteres na variável [i]linha[/i] linha = "-" * 60
nome = "eduardo germano perissatto" frase = "o menino é legal"
# Imprimir a linha print(linha)
# Imprimir o nome em minúsculas, alinhado à direita print(str.lower(nome.rjust(60)))
# Imprimir o nome com as primeiras letras em maiúsculo, centralizado print(str.title(nome.center(60)))
# Imprimir o nome alinhado à esquerda, com o restante da linha preenchido com "_" print(nome.ljust(60,"_"))
# Aqui eu primeiro troquei (na variável [i]nome[/i]) meus sobrenomes por "python", e depois o imprimi centralizado nome = nome.replace("germano perissatto","python") print(nome.center(60))
# Aqui eu imprimi a frase original antes, para depois imprimi-la trocando "o menino" por "a menina" print(frase) print(frase.replace("o menino","a menina"))
|
| Sáb Nov 29, 2008 1:53 pm |
|
 |
|
rviana
Data de registro: Dom Nov 23, 2008 8:28 pm Mensagens: 15
|
 Re: Soluções para o exercício
Minha solução para o exercício nº 5: Código: #!/usr/bin/env python # -*- coding: utf-8 -*-
eu = "rodrigo viana de oliveira" frase = "o menino é legal." linha = "-" * 60 print(str.upper("\ncurso de python do infog")) print(str.capitalize("exercício da aula nº 5"))
print("\nMeu nome alinhado à direita em minúsculo") print(linha) print(eu.rjust(60)) # aqui não usei str.lower porque a variável já recebeu string em caixa baixa. print(linha) print("\nMeu nome centralizado com as primeiras letras em maiúsculo") print(linha) print(str.title(eu.center(60))) print(linha) print("\nMeu nome à esquerda, a linha preenchida com underline") print(linha) print(str.title(eu.ljust(60,"_"))) # tomei a liberdade de usar str.tittle aqui, já que nada foi mencionado a respeito. print(linha) print("\nTroque seu sobrenome por \"python\" e exiba centralizado") print(linha) print(str.title(eu.replace("oliveira","python").center(60))) # novamente tomei a liberdade de usar str.title, pelo mesmo motivo exposto anteriormente print(linha) print("\nTransforme a frase \"o menino é legal\" em \"a menina é legal\" e exiba") print(linha) print(str.capitalize(frase.replace("o","a"))) print(linha) print("\nFIM") # perfumaria :) print("\n") # perfumaria de novo :) []s.
|
| Sáb Nov 29, 2008 9:03 pm |
|
 |
|
infog
Site Admin
Data de registro: Sex Nov 21, 2008 11:45 pm Mensagens: 22 Localização: Cubatão - SP - Brasil
|
heheh Este exercício eu ainda não fiz  Mas o rviana captou que na última só precisa trocar a letra "o" pela letra "a" 
|
| Dom Nov 30, 2008 1:42 pm |
|
 |
|
ROBISON-MARATAIZES
Data de registro: Qua Ago 05, 2009 4:56 pm Mensagens: 8
|
A minha solução foi esta: Código: #! /usr/bin/env python # -*- coding: utf-8 -*- # Este é o exercício da aula 5 # linha com 60 caracteres "-" linha="-"*60 print linha myname=("XXXXX YYYYY") print ("\nMeu nome é %s \n" % myname) print linha print ("Meu nome alinhado à direita em minúsculo:") print str.lower(myname.rjust(60)) print linha print ("\nMeu nome centralizado com as primeiras letras em maiúsculo:") print str.title(myname.center(60)) print linha print ("\nMeu nome à esquerda, a linha preenchida com _ (underline):") print myname.ljust(60,"_") print linha print ("\nMeu nome com o sobrenome trocado pela palavra “python” e exibido centralizado") print str.center(myname.replace("YYYYY", "python"),60)+"\n" print linha frase="o menino é legal" print ('Frase (sem modificações): "%s". ' % frase)+"\n" print linha print ('Frase (com modificações): "%s". ' % frase.replace("o menino", "a menina")) print linha print "\n"+(str.center("FIM",60))
|
| Sex Ago 14, 2009 2:35 pm |
|
 |
|
PeriWinkLe
Data de registro: Sex Out 16, 2009 10:09 am Mensagens: 4 ---------
|
Código: # -*- coding: cp1252 -*- #Infolog Lição 5 # #Todas a linhas devem ter a largura de 60 caracteres #Linha preenchida com "-" #Seu nome alinhado à direita em minúsculo #Seu nome centralizado com as primeiras letras em maiúsculo #Seu nome à esquerda, a linha preenchida com _ (underline) #Troque o seu sobre nome por “python” e exiba centralizado #Transforme a frase “o menino é legal” em “a menina é legal” e exiba
#Estabelecer largura e preenchimento da linha linha = "-" * 60 #Estabelecer variavel nome nome = "Daniel Beckert" #Nome alinhado à direita e minúsculo print (linha) print (str.lower(nome.rjust(60))) #Nome centralizado com a primeiras letras em maiúsculo print (linha) print (str.title(nome.center(60))) #Seu nome à esquerda, a linha preenchida com _(underline) print (linha) print (nome.ljust(60,"_")) #Troque seu sobre nome por "python" e exiba centralizado nome = nome.replace("Beckert", "Python") print (linha) print (nome.center(60)) #Transforme a frase "o menino é legal" em "a menina é legal" e exiba frase = "O menino é legal" print (linha) print (frase) print (frase.replace("O menino", "A menina"))
|
| Sex Out 16, 2009 6:17 pm |
|
|
|
Página 1 de 1
|
[ 5 Mensagens ] |
|