solução dos exercícios da aula 6
| Autor |
Mensagem |
|
acdelemos
Data de registro: Ter Dez 02, 2008 1:54 pm Mensagens: 1
|
 solução dos exercícios da aula 6
1 - Se eu tenho o texto "Oi me chamo João! Como é o seu nome?", como eu faria para saber em que posição a palavra "nome" começa? E como eu retornaria essa palavra? Código: texto = "Oi me chamo João! Como é o seu nome?" inicio = texto.find("nome") print(texto[inicio:-1]) 2 - Ainda na mesma string da 1, como eu trocaria o nome João por José? Código: texto = "Oi me chamo João! Como é o seu nome?" print(texto.replace("ão", "sé")) 3 - Como eu faço para remover os espaços no início de um texto? lstrip()E no fim? rstrip()E no início e no fim? strip()
|
| Ter Dez 02, 2008 1:59 pm |
|
 |
|
jamilson
Data de registro: Qua Dez 03, 2008 10:56 am Mensagens: 5
|
 Re: solução dos exercícios da aula 6
Infog estou com uma dúvido a respeito da resolução do desafio. como irei calcular a área sob o gráfico da função.
|
| Qua Dez 03, 2008 11:03 am |
|
 |
|
rviana
Data de registro: Dom Nov 23, 2008 8:28 pm Mensagens: 15
|
Jamilson,
Eu desenhei o gráfico e percebi que ele formava um trapézio retângulo, cuja fórmula para calcular a área é:
A = ((B + b) * h) / 2
onde:
B = base maior; b = base menor; h = altura
Se eu fiz certo, então o passo é esse.
[]s.
|
| Qua Dez 03, 2008 10:10 pm |
|
 |
|
rviana
|
Minha solução para o exercício nº 6 e para o desafio:
1) Se eu tenho o texto "Oi me chamo João! Como é o seu nome?", como eu faria para saber em que posição a palavra "nome" começa? E como eu retornaria essa palavra?
Resposta: Assumindo frase = "Oi me chamo João! Como é o seu nome?", para sabermos em que posição a palavra "nome" começa basta usar o código print(frase.find('nome'))
Para retornar a palavra basta usar o código: print(frase[(frase.find('nome')):(frase.find('nome')+4)])
2) Ainda na mesma string da questão nº 1, como eu trocaria o nome João por José?
Resposta: print(frase.replace('João','José'))
3) Como eu faço para remover os espaços no início de um texto? E no fim? E no início e no fim?
Resposta: Basta usar as funções str.lstrip, str.rstrip e str.strip, respectivamente.
RESPOSTA DO DESAFIO:
f(x) = x + 3 para x = 2, f(x) = 2 + 3 = 5 para x = 3, f(x) = 3 + 3 = 6 para x = 4, f(x) = 4 + 3 = 7
Se eu calculei tudo corretamente, então o gráfico da função dá origem ao desenho de um trapézio retângulo cujos lados possuem as seguintes medidas: base maior = 7 (B) base menor = 5 (b) altura = 2 (h)
Sendo assim, aplica-se a fórmula da área do trapézio:
A = ((B + b) * h) / 2
print("\nA A area do trapezio retangulo eh:") print(((7 + 5) * 2) / 2)
[]s.
|
| Qua Dez 03, 2008 10:14 pm |
|
 |
|
eduardo
Data de registro: Dom Nov 23, 2008 10:35 pm Mensagens: 8
|
Código: #!/usr/bin/env python # -*- coding: utf-8 -*-
# 1) Se eu tenho o texto "Oi me chamo João! Como é o seu nome?", como eu faria para saber em que posição a palavra nome" começa? E como eu retornaria essa palavra?
texto = "Oi me chamo João! Como é o seu nome?" comeca = texto.find("nome") print(texto[comeca : -1])
# 2) Ainda na mesma string da 1, como eu trocaria o nome João por José?
print(texto.replace("ão","sé"))
# 3) Como eu faço para remover os espaços no início de um texto? E no fim? E no início e no fim?
# No início: lstrip( ) # No fim: rstrip( ) # No início e no fim: strip( )
# Desafio) Calcule a área sob o gráfico da função f = x + 3, sendo que x vai de 2 à 4.
# Origina um trapézio com base menor de 2 + 3 = 5, base maior de 4 + 3 = 7 e altura 4 - 2 = 2 base_menor = 5 base_maior = 7 altura = 2 area = ((base_maior + base_menor) * altura / 2) # Resulta 12 print(area)
|
| Sáb Dez 06, 2008 4:12 pm |
|
 |
|
edsonfrs
Data de registro: Dom Nov 23, 2008 1:42 pm Mensagens: 2 Localização: Recife-PE
|
# Exercicios lição 6
1) Se eu tenho o texto “Oi me chamo João! Como é o seu nome?”, como eu faria para saber em que posição a palavra “nome” começa? E como eu retornaria essa palavra? texto = "Oi me chamo João! Como é o seu nome?" print(texto.find('nome')) print(texto[(texto.find('nome')):((texto.find('nome'))+4)])
2) Ainda na mesma string da 1, como eu trocaria o nome João por José? print(texto.replace("João","José"))
3) Como eu faço para remover os espaços no início de um texto? E no fim? E no início e no fim? inicio do texto = str.strip() fimdo texto = str.rstrip() inicio e fimdo texto = str.strip()
|
| Sáb Dez 06, 2008 8:31 pm |
|
 |
|
infog
Site Admin
Data de registro: Sex Nov 21, 2008 11:45 pm Mensagens: 22 Localização: Cubatão - SP - Brasil
|
Aeee \o/ muito legal que alguns tenham resolvido o desafio =) Eu recebi alguns e-mails com a resposta e agora vi mais esses aqui no fórum! É isso aí galera!
|
| Dom Dez 07, 2008 11:15 am |
|
 |
|
rviana
|
Pessoal, desculpem perguntar, mas... Já teve a aula do dia 07/12? []s.
|
| Sex Dez 12, 2008 10:52 pm |
|
 |
|
infog
Site Admin
Data de registro: Sex Nov 21, 2008 11:45 pm Mensagens: 22 Localização: Cubatão - SP - Brasil
|
rviana, não publiquei aula no dia 07/12... mil desculpas =( mas a aula de hoje (14/12/2008) Já está prontinha =)  Abraços!
|
| Dom Dez 14, 2008 10:51 am |
|
 |
|
ROBISON-MARATAIZES
Data de registro: Qua Ago 05, 2009 4:56 pm Mensagens: 8 ---------
|
Pessoal confiram minha solução, talvez seja um pouco diferente das suas: Código: #! /usr/bin/env python # -*- coding: utf-8 -*- # Este são os exercícios da aula 6 # Exercício número 1 print '''1) Se eu tenho o texto “Oi me chamo João! Como é o seu nome?”, como eu faria para saber em que posição a palavra “nome” começa? E como eu retornaria essa palavra?''' texto=("Oi me chamo João! Como é o seu nome?") # Resolução do exercício 1: # A função find retorna o caractere 1 da lista (que na verdade é o # segundo, logo se transformarmos a saída em um número inteiro (int) e # subtrairmos 1, teremos o caractere 0 (que é o primeiro), onde começa # a palavra que procuramos print ("1)RESPOSTAS:\n"),('A palavra "nome" começa na posição '),(int(texto.find("nome"))-1) # Fazemos o mesmo procedimento, porém, agora dentro da primeira função # aprendida nesta aula ("str[A:B]"), só que na o segundo número deve ser # a quantidade de caractere da string procurada, pois, foi a maneira que # encontrei de dar certo o resultado (não me pergunte o porquê, sou # iniciante nisso, lembrem!) print ('retornando a palavra "nome" dentro da frase:'),(texto[(int(texto.find("nome"))-1):(int(texto.find("nome"))+4)]) # # # Exercício número 2 print ("\n"),("2) Ainda na mesma string da 1, como eu trocaria o nome João por José?") print ("2)RESPOSTA:") print texto.replace("ão", "sé") # # # Exercício número 3 print ("\n"),("3) Como eu faço para remover os espaços no início de um texto?\n E no fim? E no início e no fim?") print ("3)RESPOSTAS:") print ('Ex: texto=" Meu nome é Robison "') texto=(" Meu nome é Robison ") print texto print ("Removendo os espaços e alinhando no início do texto:") print texto.lstrip() print ("Removendo os espaços e alinhando no fim do texto:") print texto.rstrip() print ("Removendo os espaços do começo e do fim do texto:") print texto.strip()
|
| Sex Ago 14, 2009 2:56 pm |
|
|