Minha solução para o exercício
| Autor |
Mensagem |
|
infog
Site Admin
Data de registro: Sex Nov 21, 2008 11:45 pm Mensagens: 22 Localização: Cubatão - SP - Brasil
|
 Minha solução para o exercício
Código:
#!/usr/bin/env python
# -*- coding: utf-8 -*-
#
# Exercícios da quarta aula de Python do InFog
# Aulas no site http://infog.casoft.info
#
# ==Importante==
# Neste exercício utilizei apenas o que foi ensinado até agora.
# Os textos servem apenas para facilitar a leitura da saída
# do programa, mas não são obrigatórios.
#
# Desenvolvido por Evaldo Junior (InFog)
#
# Importando a biblioteca MATH do Python
import math
#
# Exercício 1: Calcular e exibir a área do círc ulo de raio 4cm
# Fórmula: PI * R²
a_circulo = math.pi * 4**2
print("\\n\\n1) A área do cículo de raio 4cm é (em cm²):")
print(a_circulo)
#
# Exercício 2: Calcular e exibir as raízes de 9, 16, 20, 25 e 42
print("\\n2) Exercício de raízes")
print("\\nRaíz de 9:")
print(math.sqrt(9))
print("\\nRaíz de 16:")
print(math.sqrt(16))
print("\\nRaíz de 20")
print(math.sqrt(20))
print("\\nRaíz de 25")
print(math.sqrt(25))
print("\\nRaíz de 42")
print(math.sqrt(42))
#
# Exercício 3: Calcular e exibir a hipotenusa de catetos 9cm e 4cm
# Fórmula: Hipotenusa = raíz(c1² + c2²)
h_triangulo = math.sqrt(9**2 + 4**2)
print("\\n3) A hipotenusa do triangulo de catetos 9cm e 4cm é (em cm):")
print(h_triangulo)
#
# Exercício 4: Calcular e exibir o volume do cilindro de raio 6cm e altura 5cm
# Fórmula: PI * R² * h
# (h é a altura)
v_cilindro = math.pi * 6**2 * 5
print("\\n4) O volume do cilindro de raio 6cm e altura 5cm é (em cm³):")
print(v_cilindro)
#
# Pulando umas linhas, apenas perfumaria =)
print("\\n")
|
| Sáb Nov 22, 2008 12:03 am |
|
 |
|
rviana
Data de registro: Dom Nov 23, 2008 8:28 pm Mensagens: 15
|
 Re: Minha solução para o exercício
Evaldo, Inicialmente você havia pedido para calcularmos a área de um cilindro de raio 6 cm e altura 5 cm e foi baseado nesse cálculo que enviei meu exercício. Só hoje é que vi a retificação que você pôs no blog pedindo para calcularmos o volume em vez da área. Espero que não eu não perca pontos com isso. []s. Rodrigo
|
| Dom Nov 23, 2008 8:41 pm |
|
 |
|
Claudinei
Data de registro: Dom Nov 23, 2008 8:59 pm Mensagens: 13 Localização: Maringá
|
Olá Evaldo,
Assim como o rviana, eu também mandei o exercício dessa lição antes de você trocar "área" por "volume". Outra coisa... Você sempre usa o print com os parênteses - algo como print("\n") - isso é opção, costume ou existe uma recomendação para se utilizar o print dessa maneira??? Abraços.
|
| Dom Nov 23, 2008 9:32 pm |
|
 |
|
infog
Site Admin
Data de registro: Sex Nov 21, 2008 11:45 pm Mensagens: 22 Localização: Cubatão - SP - Brasil
|
Pois é, eu tinha colocado área, mas só se fosse a área da superfície dele eheheh, mas sem problemas, já que aqui eu considerei apenas o fato de vocês terem enviado as respostas Quanto à usar os parenteses no print eu penso assim: O print é uma função então precisa dos parenteses, além disso já ouvi falar, não lembro onde, que uma versão futura do Python exigirá isso, então é bom ir se adaptando  Ahh tomara que o pessoal goste da idéia de ter um fórum, assim conseguimos reunir muita informação em um lugar.
|
| Dom Nov 23, 2008 10:51 pm |
|
 |
|
Claudinei
Data de registro: Dom Nov 23, 2008 8:59 pm Mensagens: 13 Localização: Maringá
|
Olá,
Evaldo, estive dando uma olhada na documentação do Python 3.0 e realmente, a recomendação é para utilizar o print() como qualquer outra função, com os parênteses. Obrigado pelo toque, já vou utilizar assim desde já, e consultar mais a fundo a documentação da nova versão, para ir adaptando o que eu já escrevi. Abraços.
|
| Dom Nov 23, 2008 11:32 pm |
|
 |
|
infog
Site Admin
|
Pois é, o pessoal se acostuma a usar o print sem os parenteses e isso pode, algum dia, gerar problemas, principalmente se a linguagem passar a exigir isso.
Na próxima aula vou dar esse toque pro pessoal, assim ninguém toma um susto quando a Python 3.0 chegar heheh
Abraços
|
| Seg Nov 24, 2008 7:45 am |
|
 |
|
nickolback
Data de registro: Ter Nov 25, 2008 1:58 pm Mensagens: 4
|
Bom sobre o exercicio 4 fiz assim: Código: #!/usr/bin/env python # -*- coding: utf-8 -*- import math
print (" Exercicio 4") #comeco dos exercicios print ("Faca:") print("\n") print ("1 - Calcule e exiba na tela a area do circulo do raio de 4cm:") #Obs: Ao = pi x r x r a = 4 area = math.pi * a ** 2 print (area) print("\n") print ("2 - Calcule e exiba na tela as raizes de 9, 16, 20, 25 e 42") a = math.sqrt(9) b = math.sqrt(16) c = math.sqrt(20) d = math.sqrt(25) e = math.sqrt(42) print("--Os resultados respectivamente sao:") print (a, b, c, d, e) print("\n") print ("3 - Calcule a hipotenusa de um triangulo cujos catetos sao 9cm e 4 cm") #fonte para tentar lembrar: faz tempo rsrsr #--------------------------------------- #http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipotenusa #--------------------------------------- #formula é a**2 = (b**2 + c**2) #a**2 = 81+16 #a**2 = 97 #o inverso de exponenciacão e a raiz quadrada. #usarei a math.sqrt h = math.sqrt(9**2 + 4**2) print (h) print("\n") print ("4 - Calcule o volume do cilindro de raio 6cm e altura 5") r = 6**2 # raio h = 5 # altura vc = math.pi * r + h #vc = volume cilindrico print (vc) print("\n") Aceito dicas para melhorar.... O legal que o Infog está deixando a galera atualizada nas normas do Python. Eu usava o print sem ( ) Uma coisa que vi é que na função eu dou um espaco e em outras não. Isso vai interferir em alguns casos? Tipo print("text") ou print ("texto")O modo de resolver acho que não diferenciou, mas coloque o meu jeito como o Infog pede no blog "Agora uma novidade sensacional! Como muitos estavam dizendo nos e-mails que seria muito interessante ver como os outros alunos resolveram os exercícios..."
|
| Qui Nov 27, 2008 3:50 pm |
|
 |
|
rviana
Data de registro: Dom Nov 23, 2008 8:28 pm Mensagens: 15
|
Muito bacana as soluções de vocês. Meus exercícios estão meio "toscos" porque eu não vinha formatando as mensagens de exibição na tela. Só apareciam os resultados, ou seja, apenas números. Quem executasse o script sem dar uma olhada no código fonte não iria saber do que se tratava. Mas a partir do exercício nº 5 as coisas ficaram mais amigáveis. Gastei mais linhas de código com "perfumarias" e o script ficou bonito. Em breve eu publicarei aqui. []s.
|
| Qui Nov 27, 2008 4:39 pm |
|
 |
|
eduardo
Data de registro: Dom Nov 23, 2008 10:35 pm Mensagens: 8
|
Abaixo segue a minha resolução. Não tenho tido o costume de fazer comentários nos códigos Código: #!/usr/bin/env python # -*- coding: utf-8 -*- import math
print("1) Área do círculo de raio 4cm: ") + str(math.pi * 4**2) print("2) Raiz de 9: ") + str(math.sqrt(9)) print(" Raiz de 16: ") + str(math.sqrt(16)) print(" Raiz de 20: ") + str(math.sqrt(20)) print(" Raiz de 25: ") + str(math.sqrt(25)) print(" Raiz de 42: ") + str(math.sqrt(42)) print("3) Hip. de um triâng. com catetos 9cm e 4cm: ") + str(math.sqrt(9**2 + 4**2)) print("4) Área do cilindro de raio 6cm e altura 5cm: ") + str(2 * math.pi * 6 * (5+6)) print("Aluno: Eduardo Germano Perissatto")
|
| Qui Nov 27, 2008 7:17 pm |
|
 |
|
infog
Site Admin
Data de registro: Sex Nov 21, 2008 11:45 pm Mensagens: 22 Localização: Cubatão - SP - Brasil ---------
|
Então, eduardo, é bom começar a comentar seus códigos cara, um código bem comentado é garantia de um suporte muito melhor no futuro  Ahh, e não se esqueça das docstrings, agora elas ainda não nos dizem muito, mas quando começarmos a ver classes e funções elas serão essenciais 
|
| Qui Nov 27, 2008 8:08 pm |
|
|